segunda-feira, 12 de maio de 2008

ENTREVISTA - 27 / Julho / 2007 Português


Até hoje, Whigfield pode comemorar os 12 anos da carreira duradoura. Ela teve muitas músicas e o êxito em todo o mundo. Encontramo-lá para uma entrevista no dia 17 de Julho de 2007...


Olá Sannie! Bem-vinda ao "Balneário de música". Como vai?
Estou bem!

Durante as preparações a esta entrevista li isto, você é uma verdadeira cosmopolita. Onde você vive no momento atual?
Estou vivendo atualmente em Reggio Emilia, uma pequena cidade na parte do norte da Itália.

Ainda Tens uma relação ao seu país de natal, a Dinamarca?
Ainda falo com o meu melhor amigo de Copenhague, em saber sobre ele.

O seu último trabalho foi lançado em 2004. Até lá você publicou um novo trabalho cada dois anos. Tens tempo para um novo? Podemos esperar um novo álbum no futuro e a que distância será o próximo trabalho?
O meu novo álbum está saindo em Setembro e é praticamente todo feito, somente tem de ser remasterizado. Há 10 faixas que são as melhores de Whigfield, todos re-cantado e reajustado todos com muito clubby, novo som. Mais uma canção completamente nova, e a outra é uma cover de "Right In The Night ".

Você também está trabalhando como compositora de outros artistas, por exemplo de In-grid e Benassi Bros. Por favor, diga-nos algo sobre eles?
Bem, retirei-me da etapa há três anos, e finalmente tive tempo para fazer outras coisas. Por enquanto foi bastante recompensador. A Edun (www.myspace.com/alyedun), uma nova artista que estou trabalhando, foi número 9 nos charts-dance oficiais alemãs e número 6 nos DJ charts e mais de 2 semanas nos dance-charts globais com uma canção chamada "Put Them UP". Esta mesma música é atualmente o número três da billboard Americana e nos dance-charts Airplay, portanto estou bastante feliz.
Também estou trabalhando junto de um actual DJ italiano do momento, chamado Favretto (www.myspace.com/favrettodj). A nossa última colaboração é chamada " People Of The Night" e foi somente lançada em França. Você pode ouvi-lo em "Contact FM ", uma das melhores rádio de dance em França.

Como se sente quando as suas composições são executadas por outros artistas?
Sempre sou honrada quando alguém executa a minha música.

Voltando aos primeiros anos: O que você fazia antes da sua carreira musical?
Fui formada como desenhista de moda em Copenhague e trabalhei como modelo na Dinamarca e na Itália onde depois trabalhei como um promoter de diferentes clubes em Bolonha.

Quais foram as razões que levaram você a tornar-se cantora profissional? Como você alcançou a gravação do seu primeiro disco?
Venho de descendências musicais; o meu avô foi violinista e construiu violinos. Minha mãe tocou a trompa, e o meu pai, jogava o contrabaixo em uma banda de jazz. Eu mesmo estudei a música quando era criança.
Quando me mudei à Bolonha - a Itália em 1990, eu conheci vários DJ’s, que cada um me dizia que um produtor que também produzia "Spagna" procurava cantores ingleses, portanto fui para um teste. Lembro-me de não estar muito nervosa, eu senti-me com sorte naquele dia. A seguir eu sabia que iria gravar "Saturday Night ". Eu tive uma proposta, e o resto é a história.

O seu nome artístico é Whigfield, o nome é um tributo ao seu professor de piano. O seu mérito foi tão grande que você atribui o nome a si própria?
Bem, em primeiro lugar, a parte de modificar o meu nome foi um conselho que me deram, de qualquer maneira pensei que a ideia era engraçada.

No primeiro lançado do seu single "Saturday Night" veio a ser um grande êxito por toda Europa. Como esta canção se desenvolveu?
O actual processo de gravação, foi fácil de se realizar. A parte difícil é conseguir-se um acordo para ter a música a tocar numa rádio. E "Saturday Night" levou por volta de dois anos a chegar algum lado, pois ninguém o queria gravar. Todos disseram que era horrível e por ai adiante. Eu penso que por vezes basta termos o lugar certo, tempo, rádio e muita boa vontade. Mas Entretanto, você precisa de uma canção realmente boa

Você teve uma sensação no momento, de que esta canção poderia ser um tão grande êxito?
Eu sabia que seria algo diferente, para que ele tivesse uma boa possibilidade.

Com o single e o vídeo você tornou-se uma estrela da noite. Como ele modificou a sua vida?
Houve muito pouco tempo para visitar amigos, família e assim por diante. Mas mesmo assim ainda foi um bom momento.

É o êxito "Saturday Night" é o facto de que quase todo o mundo o relaciona a esta canção um benefício ou um veneno para si e em relação a sua carreira?
Considero-me bastante feliz para ser a parte de algo tanto falado sobre, e fazer jogos de mão a opinião de povos é bastante recompensador, mas também penso que me provei durante os tantos anos como cantora e como escritora e não somente a menina "Saturday Night ".

Em 2003 você executou "Saturday Night " em uma Demonstração de televisão alemã chamada "Hitgiganten - One Hit Wonders (maravilhas do hit)". Você sente-se como "Uma Maravilha de Hits"?
Não, porque tive vários até agora.

É verdade você adquiriu uma entrada no Guiness-Book dos records? Se sim: porque?
Para ser a primeira artista estrangeira de single com um único single ir logo para o numero um no Reino Unido

No ano 1995 você publicou uma versão cover de "Last Christmas" do WHAM's. Foi ele o seu desejo de executar esta canção ou foi uma proposta do seu produtor?
Penso que foi "London Records" a minha editora britânica no tempo que pensou que este teria sido uma ideia sólida. Foi lançado no Natal no B-side "Big Time" ou vice-versa em outros países.

Mencionei em cima que você lançou completamente cinco álbuns de estúdio. Como foi o seu ritmo do trabalho? Como as canções e os álbuns se desenvolveram?
Tudo era normalmente feito no meio das viagens e promoções. Larry Pignagnoli e Davide Riva, que foram as mentes atrás da música, reuniriam o bastante material de cada single e álbum enquanto eu viajava pelo mundo e quando finalmente dei um pulo pelo estúdio, todo fosse feito em secções. Normalmente singles.

Até este dia você tem uma carreira colorida e excitante. Quais são as memórias mais impressionantes e belas que você teve, e as memórias não tão boas?
O melhor dia esteve na viagem em Portugal, e o meu manager recebeu uma chamada da rádio 1 (one), de Londres. Ele passou-me o telefone e alguém dizia "Senhorita Whigfield, você é a número um" , foi algo bom de ouvir.
O pior, foi uma véspera de Ano Novo, onde eu fazia um show na Dinamarca. Algumas horas antes de subir ao palco, disseram-me que minha avó tinha falecido, cantei "Close To You" comecei a soluçar.

Annerley Gordon, melhor conhecida como Ann Lee, escreveu algumas das suas canções. Sua voz soa semelhante com a dela. Houve lá outra associação entre você e ela junto do trabalho de Ann Lee como um compositor?
Não, ouvi-a antes, mas além disso de tomar parte de todos escritores para mim, ela não fez nada mais. Agora, devolvi o favor escrevendo e compondo três hits no seu novo álbum "So Alive" fora já na Itália e vindo à Alemanha online no fim do Julho, e a cópia física deve ser fora ao Setembro.

Quem são os seus ídolos musicais e qual foi o CD último que você comprou?
Sou do tipo de um lixo musical pode; escuto tudo que me dá um telha. Mas se tenho de voltar a tempo, eles são definitivamente "ABBA" e "Boney M". Eles fizeram-me crescer com muita melodia e guardei-os no meu sangue. A minha compra última foi "Anita Baker".

Quais são os seus planos do futuro? Você tem um sonho sobre um projecto musical que gostaria de realizar?
Os meus planos devem escrever e compor tanto como posso, esperando que eu possa transmitir o meu amor pela música.
Quanto aos meus sonhos, estou vivendo um agora mesmo.

Quero agradecer-lhe durante o seu tempo e as suas respostas. Você quer acrescentar um pouco mais palavras dos nossos leitores?
Já que qualquer informação nos meus projetos por favor vá: www.sanniecarlson.com - myspace.com/sanniecarlson ou visita www.offlimits-production.it
Obrigado pelo seu interesse, e tenham cuidado.
Amor,
Sannie

Tradução:
MARCELLO SIMÕES
HUGO DANIEL


english version:


(C) & (P) 2008 * Whigfan Producition

Um comentário:

Unknown disse...

Por dedução deve ser nicho musical, e não lixo musical