quinta-feira, 27 de março de 2008

BIOGRAPHY (1994 / 2008)

Whigfield é uma cantora dinamarquesa principalmente conhecida pela música "Saturday Night", um tema popular no verão europeu de 1994. Nascida como Sannie Charlotte Carlson em Skælskør, Dinamarca em 11 de abril de 1970, passou varios anos de sua infância na África regressando muito depois à sua terra natal. Saltou ao estrelato quando sua canção "Saturday Night" passou a ser o maior hit do verão europeu de 1994, graças ao que foi tocado intensamente nas discotecas Mediterrâneas e de que teria uma letra que muitos aprenderam facilmente. Whigfield se converteu na primeira artista não britânico(a) a debutar como No.1 na primeira semana do ranking do Reino Unido. Sua música teve também muito sucesso no Brasil, na Espanha, Canadá, Australia, França, nos países nórdicos e na América Latina durante o fenômeno eurodance de 1994.
Outras canções posteriores destacadas são "Think of You", "Close To You", "Last Christmas", "Gimme Gimme" e "Sexy Eyes". Assim o mundo conhecia o seu primeiro álbum, que deu origem e entitulado no seu nome "WHIFGFIELD"

1997 lançou WHIGFIELD II, dando origem ao singles "Gimme Gimme, seguido de "Baby Boy / Saturday Night'97"e buscando "No Tears To Cry" e a promissora "Giving All My Love". Em agluns países, "Tenderly", seguiu como o 5º single.
2000, com um novo visual, WHIGFIELD III, trazendo um grande sucesso dos anos 70, uma versão cover de "Be My Baby", depois "Doo Whop" e a extravagante "Much More", uma baladinha romantica de "Outside", fez sucesso em algumas rádios do mundo.

2002, esperavamos o WHIGFIELD IV, lançado somente em Alemanha, vingaria o single "Gotta Getcha" que emplacou na europa, depois "Amazing & Beautiful / My My" e com outras faixas bem dançantes como "Boys Boys Boys, Candy, Take Me To The Summertime, Beep Beep, Tomorrow" e outras. Destaque para uma nova versão R&B introduzida com rap em "Outside Life", uma balada do álbum anterior com o entitulada de "Outside" apenas.

2003, o mundo conheceria uma nova versão de "Saturday Night' 2003", produzida por 2 dj's italianos em uma produta daquele país. As versões ganharam uma roupagem fora do comum, fora do estilo "Whigfield", sendo então, com batidas, graves e efeitos da atualidade, num gênero de techno comercial, ficando abosolutamente fantástica.

2004, fugindo do teu ritual, "Was A Time", veio pra ficar. O single deu origem ao seu retorno. Whigfield voltaria a alcançar alguns tops e chats parede de alguns países. No mesmo ano, é lançado o primeiro DVD musical, THE ESSENTIAL WHIGFIELD, este por sinal, trazia todos os videos-clipes até o momentos (13), e a reedição do WHIGFIELD 4, incluindo "Was A Time" (16) faixas, num formato próprio para dvd.
Lançado também em formato próprio para cd, WAS A TIME - ALBUM, entitulado pelo formato, traria as mesmas caracteristicas, CD+DVD, seria uma estratégia de markenting comercial.

2005, WHIGFIELD anuncia uma breve ausencia, sem data de retorno, dizia que deixaria a carreira musical e dedicaria a carreira de produtora e compositora, usando o teu nome verdadeiro de "SANNIE CARLSON".

Produziu e compôs músicas para Benassi's, Dhany, In-grid, Ann Lee, Channing, Edum, Favretto e outros grande nomes da Dance Music.

Escândalo Maudoso
Como Milli Vanilli, Whigfield foi acusada de não cantar suas próprias canções. Isto porque em suas apresentações ao vivo sempre fazia com a voz gravada. "Saturday Night" foi produzido por Larry Pignagnoli e Davide Riva, dois produtores italianos conhecidos pela sua variedade de projetos eurodance, a quem usualmente trabalharam com vocalistas como Daniella Galli (mais conhecida como Dhany), Annerley Gordon (Ann Lee) e Sandy Chambers. O feito de que Galli escreveu a letra de "Saturday Night", e que outro projeto de Pignagnoli, Ally & Jo teria uma voz similar a de Whigfield mas com outra cara na capa do CD, adiantam as acusações.
Sannie Carlson é o nome verdadeiro de Naan (Whigfield).

2007 (O Retorno)
Atualmente Whigfield se encontra imersa na preparação de seu próximo trabalho, que será uma reedição de todos os seus temas, com uma canção exclusiva e totalmente inédita que o titulo se chamará 'Rainbow' Se desconhece pelo momento a data de lançamento ainda que desde sua página web divulgou a data do álbum para setembro/outubro de 2007

2008, o álbum ja alcançou o estrelato, lançado apenas em Itália, hoje conquistou outra parte da Europa, saindo na Alemanha, Holanda e atravessando o oceano até Africa do Sul. Do sucesso, vem os resultados com o primeiro single extraído de ALL IN ONE, "Think of You 2008 remixes", produzidos por alguns produtores ganhou 15 novas versões. Brevemente teremos ourto. Aguardem!!!
by Marcello Simões

Um comentário:

Paulo disse...

Poderia me informar onde comprar o WAS A TIME - ALBUM cd e DVD se puder me informar agradeço.

Paulo